Diferenças

Vivemos num mundo de diferenças e temos que aprender diariamente a conviver com elas. Política, religião, sexo, gosto musical, estilo de vida... ninguém está certo ou errado, cada pessoa tem seu momento , seus gostos e viveríamos em paz se conseguissemos administrar bem estas diferenças. Hoje me enquadro na numa visão esquerda-liberal, sou espírita, heterossexual , gosto de rock, mpb e tenho um estilo de vida livre, me visto basicamente com calça jeans e camiseta, luto para administrar meus preconceitos e convivo numa boa com qualquer pessoa, independente do estilo que ela tenha, a máxima "fazer aos outros aquilo que gostaria que vos fizesse" resume toda e qualquer doutrina , o respeito ao ser humano é uma obrigação, penso assim e volta e meia me pego pensando de maneira preconceituosa, as vezes você nem se dá conta e dissimina o preconceito em piadas de mau gosto, em gestos no trânsito, num comentário maldoso. Nosso modo de se expressar está carregado daquilo que somos por dentro, assim basta uma análise superficial de nossa fala, para pontuarmos nosso grau de preconceito, de discriminação.
Embora a vida seja o exercicio diário de lutarmos pelo nosso ponto de vista, um mundo onde todos pensassemos da mesma maneira seria um desastre, uma chatisse. Às diferenças são importantes e a luta que travamos para que todos compreendam nosso ponto de vista também, só temos que ponderá se não estamos passando do limite e nos tornando mini-Hitlers.
Em determinado momento acaba seu quintal e vem o do vizinho, saber onde o seu começa e onde termina é primordial para o exercicio do respeito. Meu direito termina quando começa o seu.

0 Comments:

Post a Comment